Equipe

Sobre a equipe

Preservando Conhecimentos e Conexões para a Autonomia e Bem-Estar

Somos uma equipe unida por uma paixão comum: o estudo e a preservação das práticas ancestrais. Nossa comunidade se baseia no entendimento a aplicação dos conhecimentos transmitidos por gerações passadas.

Buscamos aprofundar nossa conexão com nós mesmos e com a natureza que nos cerca, reconhecemos a interligação com nossa saúde e bem-estar. Mais do que isso, somos impulsionadas pela busca da autonomia.

Fortalecer os povos indígenas é fortalecer a transmissão de conhecimentos que garantem não somente a sobrevivência destes povos, mas a nossa própria existência enquanto sociedade, capaz de reconhecer e valorizar suas raízes e sua história

IDV PALETA DE CORES

Matteus Andrade

Matteus tem dedicado sua vida ao estudo e pesquisa de plantas medicinais ancestrais, com foco especial nas tradições da família linguística Pano da Floresta Amazônica. Ao longo dos últimos dez anos, ele mergulhou diretamente nas práticas e conhecimentos dessas tradições, trabalhando em estreita colaboração com líderes espirituais das tribos Huni Kuin, Noke Kuin, Yawanawa, Shipibo e Ashaninka.

Sua jornada o levou a participar de iniciações e a dedicar-se todos os anos, durante alguns meses aos estudos diretamente na Floresta Amazônica, onde recebe os ensinamentos, a cultura e os cantos indígenas, honrando e preservando as raízes dessas tradições. Assim despertou a consciência da importância em compartilhar a sabedoria milenar relacionada à vida, medicina, música e arte que aprendeu com esses povos.

Há mais de uma década, Matteus tem sido um facilitador ativo na organização de retiros e cerimônias para líderes espirituais e curandeiros da Amazônia, estabelecendo um valioso espaço de intercâmbio cultural e compartilhamento de conhecimentos no estado de São Paulo (Brasil) e em outros países. Além disso, ele também conduz, junto com sua equipe cerimônias e retiros, inspirados nas tradições estudadas. 

Através de sua dedicação à pesquisa, prática e compartilhamento da sabedoria indígena, ele busca promover um maior entendimento e apreciação das culturas e práticas tradicionais da Amazônia.

Como aprendiz e instrutor de Yoga certificado pela Escola Ananda Marga, Matteus proporciona eventos que integram o Yoga e a música como ferramentas de cura e conexão com o Divino. 

Rebecca Junge

Rebecca tem dedicado sua jornada ao autoconhecimento através das artes corporais, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, como a pesquisa do corpo, do movimento e da dança. É formada em Artes Expressivas e Dança Educação pelo Instituto Tamalpa na Alemanha e também é professora do método Dance Ability, com ênfase no Contato Improvisação. Proporciona oficinas e aulas que estimulam a autoanálise, o toque, a relação com a gravidade e a consciência corporal. 

Também tem se dedicado ao estudo das tradições nativas, participando de vivências na Floresta Amazônica, onde passou por períodos de purificação e preparações com plantas maestras. Através da sua relação com a música e os cantos tradicionais, desempenha um papel essencial na condução das cerimônias junto a equipe. Neste caminho, ela encontra inspiração para o desenvolvimento do seu trabalho nas artes. 

Rebecca estuda e pratica Yoga há mais de dez anos, aprimorando-se continuamente para partilhar esse conhecimento com as pessoas, para que elas tenham a oportunidade de sentirem seus próprios corpos, em níveis físicos e espirituais. 

Dedicando a vida a esses conhecimentos, seu serviço se tornou uma jornada contínua para despertar a conexão entre o indivíduo e o divino, propondo caminhos que conduzem o ser humano de volta a si mesmo. Ela é organizadora dos retiros, cerimônias, vivências e viagens do Nikaya, empenhada em proporcionar a melhor experiência possível para todos. 

Ricardo Vernalha

Ricardo embarcou em uma jornada de autoconhecimento através da relação com as plantas sagradas, que se tornaram suas professoras e guias espirituais. Essa jornada despertou uma profunda conexão com a música e o canto, levando-o a compor canções que ecoam como rezos dedicados ao criador, tornando a música uma forma de expressar sua alma.

Há cerca de dez anos, ele se dedica ao estudo do cultivo e utilização de plantas medicinais para fins espirituais e terapêuticos, buscando nas tradições nativas a sabedoria milenar por trás das cerimônias e rituais dos povos originários e sua relação com o criador e os espíritos da natureza. Como Músicoterapeuta, ele se empenha em aprender a ciência dos cantos indígenas, que são fundamentais para os trabalhos de cura.

Ricardo busca integrar esse conhecimento de forma a preservar e dar continuidade a essas práticas ancestrais. Ele acredita que o entendimento e o uso correto dessas medicinas e práticas guardam uma memória preciosa sobre como viver em harmonia com a natureza, purificando e regenerando as energias, e nos fazendo lembrar de nossos princípios e valores essenciais.

Além disso, ele é servo, aprendiz e guardião de altares de fogo, buscador de visão no Caminho Vermelho, estudante de Vedanta e praticante de Yoga. Toda essa trajetória reflete sua dedicação em honrar e preservar as tradições ancestrais, buscando viver em sintonia com a natureza e o divino.