Sananga

Sananga

A Sananga é considerada uma planta medicinal muito importante para os povos indígenas da Amazônia, que a utilizam não só para fins terapêuticos, mas também em rituais e cerimônias. Além dos benefícios para a saúde ocular, a Sananga é conhecida por suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Ela também pode ser usada para aliviar dores de cabeça, dores musculares e até mesmo para tratar problemas de sinusite. 

Essa planta, cujo nome e características específicas podem variar de acordo com a tradição e localidade, é considerada um poderoso aliado para aqueles que a utilizam.

Colírio Indígena

Na cultura de muitas tradições, a Sananga é utilizada pelos caçadores como um meio de purificar a energia antes de adentrar a floresta em busca de sua caça. Eles acreditam que essa planta possui a notável capacidade de eliminar energias negativas e abrir caminho para a boa sorte e prosperidade, Suas propriedades trazem um campo de proteção para o corpo e afastam energias negativas, aumentando suas chances de sucesso na caça, tornando-se uma aliada indispensável.

Além disso, essa planta é utilizada por mulheres artesãs, que necessitam de clareza e nitidez em suas visões para a criação no detalhamento de seus artesanatos. Acredita-se que ao usar essa planta, a mente se abre para insights e inspirações, permitindo que os artistas expressem sua criatividade com maior clareza e eficácia.

Como é feita?

O colírio de Sananga é feito a partir do sumo da raiz de um arbusto encontrado na Amazônia brasileira e em outras regiões, cujo nome científico é Tabernaemontanta Undulata. Existem algumas espécies de Sananga utilizadas tradicionalmente pelos povos nativas que tem a sabedoria de como preparar e aplicar esta planta nos olhos. O princípio ativo dessa planta é a Ibogaína. 

Aplicação

O colírio Sananga é aplicado diretamente nos olhos, geralmente com um conta-gostas ou um pequeno bastão de madeira. A aplicação é feita em ambos os olhos, uma gota de cada vez. 

Ela pode causar sensações como ardência, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos, mas esses efeitos desaparecem rapidamente. Pode ser usado em diversas situações, como em rituais e cerimônias, para melhorar a visão ou para tratar problemas oculares. 

Cuidados:

É importante destacar que a utilização da Sananga deve ser feita sob orientação. O seu uso excessivo ou inadequado pode causar danos à saúde ocular.

“Adormeci e sonhei que a vida era alegria. Despertei e vi que a vida era serviço. Servi e aprendi que o serviço era alegria.”

Tagore